Thaís Gonçalves

Thaís Gonçalves é doutora, em regime de co-tutela, no ramo da Motricidade Humana na Especialidade de Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/UL), e em Artes da Cena, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas (PPGADC/UNICAMP), com a pesquisa "Sensorialidades antropofágicas: saberes do sul na dança contemporânea".

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade, pelo Departamento de Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Bacharelado e Licenciatura Plena) e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).

Professora adjunta dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança e do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes) do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC), no setor de estudos Técnicas e Práticas de Dança. Pesquisa os seguintes temas: dança e educação, filosofia e história da dança, processos de criação e antropofagia nas artes da cena. Entre as publicações recentes estão os seguintes artigos: “Fricções, Fissuras ou transbordamentos de linguagem nas artes?” in Revista Linha Mestra/UNICAMP (2019) e “Sopros de invisibilidade nas artes do corpo: modos antropofágicos de criação” in Monica Toledo Silva (Org.) (2019).

Colabora, desde 2021, no Conselho Editorial da Revista Conceição/Conception do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP e integrou, entre 2014 e 2020, o Conselho Editorial da Revista aSPAs, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP).

Coordenou o Projeto de Extensão Memória Viva: histórias da dança do Ceará, pela Universidade Federal do Ceará, com a realização de quatro documentários em torno de artistas e professores da dança (2012/2013).

Editou e escreveu textos nos dois volumes lançados da Revista OlharCE, publicação da Bienal Internacional de Dança do Ceará (2008 e 2011), disponíveis na versão digital olharce.com.

Categoria: Professora Adjunta na Universidade Federal do Ceará, Brasil