João Carlos Fernandes

Natural de Leiria, iniciou a sua formação em 2002. Em 2010, licenciou-se em Dança (Criação/Interpretação) na Escola Superior de Dança (ESD). Em 2012, concluiu o Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea da ESD e em 2014 concluiu o Mestrado em Ensino de Dança da ESD. Em 2010 e 2012 foram-lhe atribuídos os prémios “Bolsa de Mérito de Melhor Aluno Finalista" da Licenciatura em Dança e do Mestrado em Criação Coreográfica Contemporânea da ESD, respectivamente. Leciona de Técnicas de Dança Contemporânea e Composição Coreográfica, na Studio k escola de dança (2008-2014), na Escola de Dança do Orfeão de Leiria (desde 2011) e na Escola Superior de Dança (desde 2013).

É doutorando em Motricidade Humana (Especialidade em Dança) na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

É coreógrafo independente desde 2009, da qual se destacam as peças “Corpus” (2011), “Retalhos”(2012), “Um Ensaio Sobre o Poder” (2013), “entre.mitências”(2014), “Liberdade Provisória” (2015) e “O Principio da Incerteza” (2016). Foi intérprete de peças de Rui Horta, Paulo Ribeiro, Rui Lopes Graça, Clara Andermatt, Francisco Camacho, Madalena Victorino, Teresa Ranieri, entre outros. É mentor e programador do MetaDança – Festival de Artes Performativas em Leiria, desde 2012.

Categoria: Professor Adjunto na ESD-IPL